Eye Care - Hospital de olhos
Atendimento - Eye Care - Hospital de olhos
Eye Care nas Redes Sociais:
Facebook - Eye Care - Hospital de olhos Twitter - Eye Care - Hospital de olhos Blog - Eye Care - Hospital de olhos Youtube - Eye Care - Hospital de olhos

Unidades - Eye Care - Hospital de olhos
 

Mais de 50 mil pessoas já realizaram o teste online que verifica se você é um bom candidato a cirurgia a LASER. Clique abaixo e responda as perguntas que você receberá a resposta imediatamente. Outras dúvidas entre em contato na nossa central de atendimento.

CLIQUE AQUI

Os livros de nossos especialistas estão disponíveis para download e leitura em seu computador, Ipad ou Iphone.

CLIQUE AQUI

Vídeos educativos e programas de televisão em que os nossos especialistas participaram estão neste nosso canal exclusivo do Youtube.

CLIQUE AQUI

Um aplicativo exclusivo para o Iphone e Andróide que possui diversas informações para o cliente da Eye Care, incluindo unidades, planos de saúde, informações sobre patologias e sobre duvidas.

CLIQUE AQUI

Inscreva-se para seguir o Blog Seus Olhos, mantido pela Eye Care. Você recebera informações periódicas sobre a saúde dos seus olhos e os novos tratamentos e cirurgias disponíveis na oftalmologia

CLIQUE AQUI

Córnea e Ceratocone

Ceratocone

O ceratocone é uma doença degenerativa progressiva da córnea que ocorre em 1 cada 2 mil pessoas. E está associada a baixa de visão geralmente por alta miopia e astigmatismo. Caracteriza-se pelo aumento da curvatura corneana associado ao afinamento da córnea e a formação de cicatrizes em casos mais avançados.

O tratamento baseia-se na melhora da visão através da correção da curvatura acentuada da córnea. Em casos iniciais, correção da ametropia (grau) é feita com óculos e, naqueles casos onde os óculos já não permitem boa visão, faz-se uso de lentes de contato

Há mais de 5 anos, quando o paciente não conseguia boa visão ou adaptação a lentes de contato, indicava-se o transplante de córnea. Ainda hoje, o ceratocone é a principal causa de transplantes no Brasil.

Nos últimos anos, o melhor entendimento da doença introduziu novos tratamentos que diminuíram em muito a necessidade de transplante e levando a uma visão de qualidade aos pacientes.

Entenda o Ceratocone

 

Dr Renato Neves fala sobre transplante de córnea RIT TV

 

 

Transplante de Córnea

A córnea é uma estrutura transparente que se localiza na parte mais anterior dos olhos e funciona como uma lente de 40 dioptrias, convergindo os raios de luz para a retina.

Devido a doenças ou lesões, a córnea pode se tornar opaca, prejudicando o foco e a passagem da luz.

Um transplante de córnea pode ser indicado pelo oftalmologista onde a córnea doente é substituída por outra transparente doadora. Este procedimento cirúrgico e delicado consiste na remoção da córnea com um instrumento cirúrgico circular, o trépano, e a colocação e sutura da córnea doadora nesta abertura. Procedimentos combinados podem ser realizados ao transplante como cirurgia de catarata, glaucoma e retina.

Transplante de Córnea a LASER

Em alguns casos podemos utilizar o laser femtosecont (Intralase) para criar o botão e o encaixe a ser realizado, melhorando a cicatrização e o resultado visual. Um determinado tipo de encaixe é criado, facilitando a sua substituição.

Opções antes do transplante

Lentes de Contato especiais

ceratoconeNovas tecnologias em lentes de contato gelatinosas com curvaturas especificas tem se mostrado de extremo conforto e resultado visual para o ceratocone, reduzindo em muito a intolerancia a lentes de contato.

Metodo CAP ( Visx Custom Contoured Ablation Pattern).

Em alguns casos, a cirurgia a laser pode ser realizada em pacientes portadores de ceratocone com o objetivo de melhorar a adaptacao de lentes de contato e reduzir a necessidade de correcao optica. Esse procedimento aprovado pelo FDA em 2001.

Anel Intracorneano.

O Anel corneano ou de Ferrara é um implante de acrílico realizado no estroma corneano visando a regularização de deformações causadas por ceratocone ou alguns tipos de cirurgias oculares. Patologias do tecido e a correção ou diminuição de erros refracionais. Este procedimento é aprovado pelo FDA e Anvisa tem como vantagem a sua reversibilidade e ajustabilidade pois os implantes podem ser removidos ou trocados. O seu implante na área mais fina da córnea leva a uma diminuição de curvatura com consequente melhoria da irregularidade (asfericidade) e da melhor visão corrigida por óculos ou lentes. Hoje indica-se para uma maior precisão de profundidade e posicionamento, o laser de femtosegundo para realizar o túnel aonde se implanta o anel.

ceratocone

 

Corneal Cross-Linking

ceratocone

O Cross-Linking já é utilizado há mais de 17 anos na Europa para o tratamento do Ceratocone. Age interrompendo a sua progressão utilizando riboflavina (vitamina B2) associada à luz ultravioleta para enrijecer o tecido corneano. O tratamento consiste em aumentar o número de ligações entre as fibras de colágeno da córnea doente, criando uma estrutura mais rígida. Estudos realizados mostram uma estabilização da progressão do ceratocone em mais de 90% dos casos.

O procedimento consiste em aplicar colírio de Riboflavina e raios ultravioleta do tipo A na córnea do paciente através de um procedimento ambulatorial com aproximadamente 20 minutos de duração. Utilizamos o Cross-link Avedro, que possui maiores estudos e aplicação rápida com menos complicações 

O Cross-linking pode ser utilizado associado a anéis de Ferrara, Laser, e tratar outras doenças corneanas como Ectasia e que necessitem a estabilização através de seu enrijecimento.

A figura ao lado mostra a imunofluorescência das fibras de colágeno antes e depois da aplicação do Cross-linking

Método CAP e Cirurgia CustomVue (Visx Custom Contoured Ablation Pattern).

Em alguns casos, a cirurgia a laser pode ser realizada em pacientes portadores de ceratocone com o objetivo de melhorar a adaptação de lentes de contato e reduzir a necessidade de correção óptica. Esse procedimento aprovado pelo FDA em 2001. A combinação com o Crosslink ajuda a estabilização da correção obtida.

A córnea é uma estrutura transparente que se localiza na parte mais anterior dos olhos e funciona como uma lente de 40 dioptrias, convergindo os raios de luz para a retina. Devido a doenças ou lesões, a córnea pode se tornar opaca, prejudicando o foco e a passagem daluz. 

Um transplante de córnea pode ser indicado pelo oftalmologista onde a córnea doente é substituída por outra transparente doadora. Este procedimento cirúrgico e delicado consiste na remoção da córnea com um instrumento cirúrgico circular, o trépano, e a colocação e sutura da córnea doadora nesta abertura. Procedimentos combinados podem ser realizados ao transplante como cirurgia de catarata, glaucoma e retina. No Brasil, o ceratocone é a principal causa de transplantes, seguido pela ceratopatia bolhosa

Transplante de Córnea a LASER

Em alguns casos podemos utilizar o laser femtosecont (Intralase) para criar o botão e o encaixe a ser realizado, melhorando a cicatrização e o resultado visual. Um determinado tipo de encaixe é criado, facilitando a sua substituição.

Transplante Lamelar (DALK)

O transplante apenas da área doente da córnea com a troca dos 2/3 superiores ajudam em muito o resultado visual, diminuindo a chance de rejeição e aumento da durabilidade do transplante pois preserva o endotélio do receptor.

Transplante Endotelial DSAEK

Em casos em que há doença do endotélio, a troca do mesmo pode ser realizada através de uma técnica especial que mantém a parte anterior da córnea, diminuindo a necessidade de suturas com recuperação mais rápida.

Assista abaixo o video sobre Cross-linking

Sede: Av. Brasil, 1368 | Jardim América | São Paulo | SP | Telefone: (11) 3065-2420.