A formação da imagem para a visão depende do equilíbrio entre a curvatura da córnea, a lente natural do olho chamada cristalino e o comprimento do olho. A imagem ao ser formada sobre a retina permite a sua nitidez.
Miopia é a condição onde o olho se apresenta com uma curvatura corneana muito acentuada ou com o comprimento do olho acima do normal, levando a formação da imagem antes da retina, com consequente baixa de visão. Cerca de um quarto da população brasileira é afetada pela miopia.
Na hipermetropia o olho se apresenta muito curto ou com uma córnea muito plana, levando a formação da imagem após a retina e perda do foco.
No astigmatismo a imagem é formada a partir de diferenças na curvatura da córnea onde um eixo é mais curvo que o outro, levando a mais de um ponto de foco. O astigmatismo pode estar combinado à miopia ou hipermetropia.
A mudança da curvatura da córnea pode ser obtida através da aplicação de laser na sua superfície. O LASER utilizado é o Excimer que é composto de 2 gases, argônio e fluoreto. Um feixe de luz ultravioleta invisível e sem calor é formado e, através de controle por computador, pode retirar camadas de tecidos com precisão. Esta precisão permite até esculpir um fio de cabelo mantendo intactas as áreas adjacentes.
Precisão:
Fio de cabelo humano ampliado em microscópio, onde foi aplicado o Excimer Laser